terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Filmes de 2000 - 2009

Clique aqui para assistir parte e de lá assista o filme completo
2009 – ESCRITORES DA LIBERDADE (Freedom Writers/2007)  Ideal de uma professora versus Vida pessoal de mulher casada e burocracia conservadora de uma escola de um bairro da periferia. Inspirados pelo livro The Freedom Writers Diaries. Diários de alunos que vivem em meio ao caos urbano por causa da discriminação racial e pré-conceitos. A jovem professora Erin Gruwell tenta mudar o ambiente na sala-de-aula, falando sobre guerras, ensinando o valor da tolerância, da disciplina, sobre cidadania, sobre como concretizar planos. Tema: palavras que emancipam.



Entre os muros da escola (2008) - Vencedor de Cannes (2008) e indicado ao OSCAR como mellhor filme estrangeiro (2009) - Baseado livro do prof. Francois Bérgaudeau , sua  história real e foi convidado para interpretar a si mesmo no filme. Os desafios de uma sala de aula onde estudam jovens de diferentes nacionalidade, interpretando ações, intenções, discurso, jargões. Mostra como a diferença cultural entre o professor e os alunos é um separador, dificultando a aprendizagem, se o professor não tem capacidade de incluir as realidades dos alunos, seus jargões, seus hábitos de jovens. A intenção do professor nem sempre é suficiente para que a compreensão aconteça entre professor e aluno. Como incluir e como punir, como estimular. O desafio dos professores na sua interação com as famílias. CLIQUE  para assistir!




                              
2008 O PRIMEIRO DA CLASSE  Recusando ser abatido por sua aflição, Brad Cohen, um americano que convive com a Síndrome de Tourette desde os 6 anos, promete se tornar um professor, superar a ignorância e o medo enquanto luta para que seu sonho se torne realidade.  - CLIQUE para assistir filme inteiro 





2008 HOW I AM – Wie Ich Bin -2008, premiado documentário usando apenas palavras de Patrick Wanker , um adolescente com autismo, que escreve ajudado por um computador e pela mao da mãe que o ajuda a datilografar, retratando sua vida, escolar e familiar, inclusive o menino em uma turma de adolescente normais, ele eh bilingue e tem dois irmãos.

 

foto 


   2008 O PRIMEIRO DA CLASSE - Recusando ser abatido por sua aflição, Brad Cohen, um americano que convive com a Síndrome de Tourette desde os 6 anos, promete se tornar um professor, superar a ignorância e o medo enquanto luta para que seu sonho se torne realidade. Clique para filme completo
 
 
CLICK para trailer
2008 O DIA DA SAIA (La Journée de la Jupe) França 
A professora de uma turma de ginásio bastante problemática, insiste trabalhar de saia. Só que a sua peça de roupa está complicando o andamento das aulas - enquanto tenta ensinar, ela é alvo de várias provocações feitas pelos alunos. Assustada e movida a antidepressivos, a professora age de forma inesperada ao encontrar uma arma dentro da mochila de um dos alunos - ela faz a classe de refém para finalmente dar uma boa aula sobre Molière. CLIQUE AQUI para ver 10 minutos de cena.


2008 DEIXA ELA ENTRAR (The right one in) Suécia
A história é ambientada no subúrbio de Estocolmo, em 1982. Oskar (Kåre Hedebrant), um frágil garoto de 12 anos sempre atormentado pelos colegas de escola, sonha com vingança. Ele apaixona-se por Eli (Lina Leandersson), garota bonita e peculiar que, aparentemente, é uma vampira, já que não suporta o sol ou a comida. Eli dá a Oskar força para lutar, mas o menino é colocado frente a um impasse quando percebe que ela precisa beber o sangue de outros para sobreviver: até onde pode o amor perdoar? CLICKE para ver o filme inteiro  legendado





2007 “Como estrelas na Terra” aborda o tema da Dislexia · Filme indiano otimo sobre um garoto indisciplinado.  LINK


2006   Paulo Freire Contemporaneo  de Toni Venturini
Clique para assistir
 










2006 O TRIUNFO (Ron Clark Story)
Jovem professor sai de cidade pequena rural para Nova York para ensinar alunos “difíceis”, ou melhor crianças em desvantagem, da cidade de Nova York no grau 6. Otimismo vale a pena? Baseada em estória verdadeira. Nos Estados Unidos e Canadá, Grau 6 é o fim do ensino fundamental, primeiro ano do ensino médio: idade de 11 a 12 anos. Clicar para ver o filme dublado. Regra 1 Nós somos familia.




Ron Clark escreveu um livro sobre dicas para professores chamado A Arte de Educar crianças.  Ron Clark elaborou uma lista com as quatro verdades universais sobre as crianças e 55 regras com orientações básicas sobre boas maneiras dentro e fora da sala de aula. Como diz Clark, "essas regras não se destinam apenas a fazer com que as crianças se comportem – seu objetivo também é preparar os estudantes para o que os aguarda depois que deixam a sala de aula. Elas os capacitam a lidar com qualquer situação que possam encontrar e lhes dão confiança para isso". Algumas de suas regras são:

Seja positivo e aproveite a vida
Viva de modo que nunca tenha motivos para se arrepender
Aprenda com seus erros e vá em frente
Seja honesto em qualquer situação
Carpe diem
Seja a melhor pessoa que conseguir ser
Defenda aquilo em que você acredita
Responda aos adultos respeitosamente
Respeite os comentários, as opiniões e as idéias dos outros alunos
Quando ganhar, não se vanglorie. Quando perder, não mostre raiva
Surpreenda as pessoas com atos de bondade
Quando lhe fizerem uma pergunta, responda e faça uma pergunta de volta
Agradeça sempre que receber algo
Seja tão organizado quanto possível
(Site da Sextante, editorda do livro)
 
http://www.youtube.com/watch?v=DLu-ho5zYYY
CLICK para ver filme legendado


2006 CHALK Retrato realistico e inspirador de um professor no mundo da educação pública americana. Num país onde 50% dos professores desistem dentro de 1 a 3 anos. Chalk traz ym dose enorme de esperança.

Spirited portrait realistic teacher’s perspective into world of public education (entertaining and good). In a country where 50% of teachers quit within the first three years, 'Chalk' delivers an enormous dose of heart, hilarity and hope for America's most important institution


CLICK para ver o curta
2006 Curta Metragem italiano IL SUPPLENTE - Um adulto entra na sala de aula de adolescentes e se apresenta dizendo ser o professor substituto. Primeiro ele rouba a bola assinada por um jogador famoso de um menino X. Um grupo de meninas conquista o professor com charme e  menino tenta resgatar a sua bola, usando charme infantil. O professor rouba o lanche do menino X. O menino Y oferece seu lanche para o professor e a turma grita que o menino eh um puxa saco. O professor entao coloque nota baixa no boletim do menino que fica desesperado. O professor pede entao que o menino imite um animal, o menino imita e o professor coloca otima nota no boletim. O resto da turma suplica que o professor lhe ofereca a oportunidade de imitar animais ridiculos. O professor nota uma menina que sozinha escreve algo e o professor a interroga. Ela estava escrevendo poesia. O professor pede para a menina para ver a poesia e a menina nega. O professor diz que se ela deixar ele ler a poesia, ele vai lhe dar nota alta. O menino X tentando agradar o professor tenta forcar a menina a mostrar a poesia ao professor. O professor grita que vai dar nota alta a quem mais fortemente defender a menina poeta do menino X. Todos os alunos se levantam e atiram coisas no menino X que se esconde. O diretor entra na sala de aula e pergunta que eh o adulto e o adulto sai pela janela. Depois o proprio adulto experimenta opressao no seu proprio trabalho.

2006 - PRO DIA NASCER FELIZ
Documentário definido pelo diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", dia-a-dia, subjetividade de alunas e professores de escola (ricos e pobres) de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. salas de aula, corredores, pátios, banheiros, reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis")

Temas: preconceito, violência, esperança
Clique para ver o filme completo 
Divirta-se Trailer
Divirta-se Material didático


Clique filme completo mas playlist
2006 HALF NELSON
Professor como ser humano. Half Nelson- Rejeitando o padrão curricular sobre Direitos Civis em favor de um ensino mais desafiador. Uma classe no Brooklyn, crianças de 13 a 14 anos veem sua energia crescer em torno do tema. Ele quebra as regras sobre relações entre professor adulto e estudantes quando permite uma menina a viver com ele porque ela necessita de um lugar.



http://www.youtube.com/watch?v=SvhL5ZXAc2A
Clique para trailer
 2006 PROVA DE FOGO (Akeelah and The Bee)
Akeelah tem apenas 11 anos, mas um incrível talento com as palavras. Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletrar palavras e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura. Filme importante para promover inclusão, tratar da questão racial.

Clique para um texto sobre o filme 



Clique para assistir inteiro dublado
2006 VEM DANÇAR (Take the lead) Um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados.





2006 DESAFIANDO GIGANTES (Facing the Giants)
Desafiando Gigantes. Esse filme pode ser usado para traçar um paralelo entre o que é ser um professor e um treinador, usando a técnica chamada”coaching”. Clique para filme completo dublado

2005 HINOKIO Japão  Um robo japones substitui um menino que está doente, indo para a escola e transmitindo e gravando toda a aula. Muito bom filme para lidar com o tema inclusão de alguém doente e ensinar empatia. Clique para trailer 
Japanese robot substitutes sick student, bullying, diversity. I watched this movie at the Sudbury International Film Festival in 2005. It is great! 



2005 BLACK Hellen  Keller the indian movie  link  O filme Black inspirado na vida da escritora indiana Helen keller, em que conta a história de uma jovem chamada Michelle McNally que ficou cega e surda, alguns meses depois do seu nascimento; e devido não saber como superar as suas limitações físicas e, também, por não ter ninguém da sua família que lhe compreendesse tornou-se uma garota triste, violenta, grosseira e amarga.
    
2005 TREINO PARA A VIDA (Coach Cater)
A história real e inspiradora de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida ao suspender seu time campeão por causa do desempenho acadêmico dos atletas. Dessa forma, Ken Carter recebe elogios e críticas, além de muita pressão para levar o time de volta às quadras. É aí que ele deve superar os obstáculos de seu ambiente e mostrar aos jovens um futuro que vai além de gangues, prisão e até mesmo do basquete. Acesse mais texto  Clique para Trailer


2004 A VOZ DO CORAÇÃO (Les Choristes) Belgica
Reconhecido maestro volta para casa e recorda sua infância por meio da leitura de um diário mantido por seu antigo professor de música. Na década de 40, esse menino rebelde, filho da mãe solteira, freqüenta um internato que tem diretor inflexível. A chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical do maestro-menino.
Clique para ver o filme inteiro (mas este site precisa inscrever e só vale gratuitamente por uma semana)
 







2004 Emmanuel's Giflt
African with only one leg, sport, award, set education fund in Ghana, changing culture of discrimination against children born with disability.
Watch film part 1 in English
(Não consegui encontrar um link com o filme em portugues, se voces encontrarem, por favor me enviem o link, obrigado)

   2004 SER E TER (etre e avoir) França

Divirta-se material didático












Clique para assistir filme
2003 O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO, filme brasileiro, não passa em escola mas sim na prisão. As noções de fazer pagar pelos erros cometidos e re-educação





 

 Cartas para Deus 2003 Sobre um menino com     cancer na escola, bom para trabalhar a inclusão de     um estudante que está com o desafio do cancer



2003 O SORRISO DE MONA LISA (Mona Lisa Smile)
Uma professora liberal que começa a dar aulas em uma das escolas para moças mais conservadoras dos Estados Unidos. Clique para assistir uma cena de aula






2003 ESCOLA DO ROCK (School of Rock) Um integrante de banda de rock posa de professor substituto e ganha a turma, descobrindo mais que talentos musicais. Clique aqui para assistir o filme completo em partes.




Clique para assistir o filme
2002 QUEM NÃO COLA NÃO SAI DA ESCOLA. Enquanto a maioria dos garotos se mata de estudar, Handsome Davis não esquenta a cabeça, apenas encara a escola como um sistema que tenta controlar a sua mente. O grupo que cola então tem que enfrentar a durona diretora Mrs Stark










2002 SPELLBOUND (Spellbound)
Documentário, oito adolescentes tentam vencer o concurso de ortografia em 1999. CLique para assistir trailer

https://www.youtube.com/watch?v=nh4sX6Qt6BM
Clique, assista em playlist
2002 O CLUBE DO IMPERADOR (The Emperor’s Club)
Todos tem alguém na vida que faz diferença. Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos. Nessa parte do filme: "...ambição e conquista sem contribuição não tem significado. Qual vai ser a contribuição de

2002 Blackboards
A group of male teachers crosses the mountainous paths of the remote Iranian Kurdistan region. Carrying large blackboards on their backs




2001 LEGALMENTE LOIRA – LEGALLY BLOND  A loira Elle Woods levou um fora do namorado, Warner Huntington III, um garoto de família aristocrata que está indo estudar direito em Harvard. O motivo: ela é “loira” demais. Elle decide provar que não tem apenas beleza e se inscreve na mesma universidade para ser uma boa advogada. Assédio sexual, preconceito e competição entre alunos. Clique para part 1 do filme, parte 2, part 3, part 4, part 5, part 6, part 7, part 8, part 9, part 10


2001 WIT Professora universitária tem insights sobre como tem tratado seus alunos ao ser tratada como guinea pig durante tratamento experimental de câncer no ovário. Extrai o diálogo que ela tem com o aluno que pede para entregar o trabalho acadêmico mais tarde devido a morte na família. Clique para filme inteiro

Miss Bearing the teacher: That is all for today (She sits to write something)

Student: Miss Bearing, I mean, Doctor Bearing,Can I talk to you for a minute?
(The teacher doesn’t took her eyes from what she is writing on her notebook.)

Student: I need to ask for an extension for my paper. I know your policy

Miss Bearing, the teacher: You may

Student: I am really sorry but... but I need to ask you an extension for your paper

Miss Bearing, the teacher: Let me say your grandmother died

Student: Do you know?

Miss Bearing, the teacher: It was a guess

Student: I have to go home

Miss Bearing, the teacher: Do what you have to do but the paper is due on the date it is due.




2000 BILLY ELIOT Em vez de box, menino quer ser bailarino. Professora o inclui. Encontrei o filme em vários pequenos clips. Clique sobre cada parte para assistir. PARTE 1, PARTE 2, PARTE 3, PARTE 4, PARTE 5 , PARTE 6, PARTE 7, PARTE 8, PARTE 9, PARTE 10, PARTE 11, PARTE 12



2000 A INVENÇÃO DA INFÂNCIA - de Liliana Sulzbach , onde aprender, o que aprender, expectativas após aprender












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, agradeço sua sugestão e comentário. Respondo emails.