domingo, 19 de dezembro de 2010

Filmes de 1990 -1999


Filmes sobre professores 1990-1999



https://www.youtube.com/watch?v=9wtN6fgjNCc
Clique para assistir cena
 1999 NENHUM A MENOS (No more less) Filme chinês, feito sob supervisão governamental. O chefe da pequena aldeia Tian consegue  apenas uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o substituir o professor titular. O professor Gao diz para ela não permitir que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe um pequeno extra se for bem sucedida. Wei Minzhi, é apenas um pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe). Huike, um menino difícil de controlar nas aulas, é obrigado a trabalhar em vez de estudar. Minzhi recusa-se a perder outro aluno. Adaptado por Shi Shiangsheng do seu livro. CLIQUE AQUI para ler o que um especialista no sistema educacional chinês escreveu sobre o filme, publicado na revista do Japan Policy Research Insitute em 2000. CLIQUE AQUI para ler um artigo sobre aplicação deste filme na aprendizagem sobre competência.


http://www.youtube.com/watch?v=U1t9FDEuE6M
Clique para assistir
 1999 TERÇAS COM MORRIE (Tuesday's with Morrie) Este mini-filme foi criado para ser apresentado numa aula sobre Cuidados Paliativos. Um aluno vai visitar seu professor que está morrendo e resolveu dar lições de vida pela TV.

1999 QUANDO TUDO COMEÇA (Ça Commence Aujourd'Hui) Faz uma abordagem do ensino publico francês mas muito semelhante as dificuldades do ensino publico brasileiro, parece até que é Brasil. Professor primário em uma comunidade pobre no norte da França, Sampiero repartiu com o cineasta francês suas experiências e ajudou, juntamente com Tiffany, a escrever o roteiro. Protesto contra as políticas sociais adotadas na França. Hernaing, uma pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma taxa alarmante de 34% de desemprego. Os professores são aconselhados a não se envolver com os problemas crônicos da comunidade, mas é impossível para Daniel permanecer imune à miséria, à falta de assistentes sociais, à indiferença do governo e aos sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam.
Para atividadde proposta pelo CECAC, visite o link deles, clicando aqui.
1999 CÉU DE OUTUBRO (October Sky) Numa época em que o homem começa a ir ao espaço, jovens americanos do interior, numa cidade voltada à exploração de uma mina, não tem chance de outra perspectiva de futuro. Uma jovem professora incentiva um grupo de garotos a fazerem um foguete e se inscreverem na Feira de Ciências, o que muda o rumo dos garotos.Vale a pena conferir.

1999 A LINGUA DAS MARIPOSAS (La Lengua de Las Mariposas)  Vale a pena conferir, fiz um pequeno resumo: Espanha, 1936. Moncho, um garoto de 8 anos, tem medo de ir para a escola porque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Até que seu novo professor começa a dar aulas ao garoto em sua casa. Aos poucos, o menino conhece o professor e fica fascinado por seu caráter e por sua sabedoria. Porém, quando explode a Guerra Civil Espanhola, garoto desespera-se ao saber que seu mestre é perseguido.
CLIQUE para assistir filme inteiro

Clique para ver a cena do rato
 1999 A ESPERA DE UM MILAGRE (The Green Mile) Não tem escola no filme. O que um homem negro pode ensinar, estando em sua cela, esperando sua morte. Sobre diversidade, olhar além da superfície, penalidade de morte, discriminação racial.


1999 ANA E O REI (Anna and the king) Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime.


http://www.youtube.com/watch?v=VGaMOAoTA1E
Clique para assistir cena
 1998 O AMOR É CONTAGIOSO (Patch Adams) Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma. Para assistir a entrevista de Patch Adams real quando ele veio ao Brasil e conversou sobre o sistema de saúde brasileiro, respondendo a perguntas dos jornalistas do programa Roda Viva, ao grupo Viva e Deixe Viver e Doutores da Alegria CLIQUE AQUI

1998 MÚSICA DO CORAÇÃO Roberta é uma violinista que nunca se profissionalizou por ter se dedicado unicamente à família. Quando seu marido a abandona ela decide seguir seu sonho e começa a dar aulas de violino para crianças pobres do East Harlem. "Música do coração" é a história verdadeira e inspiradora de uma mulher que, ao aprender a acreditar em si mesma, foi capaz de dar a incontáveis crianças um belo presente: ela provocou que elas eram capazes de fazer qualquer coisa na vida. (Music of the Heart - Good movie, though long. Tells of the struggle of one who wanted it her way with the students.(*) (label: inspirational movie for educators)

1998 EM LUTA PELO AMOR (Dangerous beauty) Vida da cortesã veneziana do século XVI, Verônica Franco, lendária por seus dotes verbais e sexuais e habilidade para virar as cabeças de diplomatas estrangeiros. Sua busca insistente pelo amor do nobre Marco Venier, uma iminente epidemia e a perseguição da Igreja são as ameaças de sua ruína.Impedida de se casar com Marco Venier por ser de classe inferior, Veronica Franco dá o troco transformando-se em uma famosa cortesã da velha Veneza, disputada por reis e poderosos que se sentem completamente seduzidos por sua inteligência, fascínio e sensualidade. Decidida a superar as rígidas barreiras impostas pela sociedade de sua época, Veronica mantém viva sua paixão por Marco. Mas sua grande cultura e seu charme requintado também a tornam temida - e ela tem de enfrentar a justiça de Deus e dos homens em um tribunal. Um relato cruel e apaixonante de uma história verídica, que mostra Veronica Franco como a bela e sedutora cortesã veneziana que causou tremendo impacto não só na vida dos homens que a conheceram e desejaram, mas também na sociedade em que viveu.

1997 SERÁ QUE ELE É (In and Out) – Um professor lida com questões de sua sexualidade, depois que um aluno comenta que ele é gay durante cerimônia da Academy Awards.


Clique para assistir a cena
1997 GENIO INDOMÁVEL(Good Will Hunting) Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.
 
https://www.youtube.com/watch?v=LowuyZ3_B84
Assista cena sobre CONHECER E VIVER
  Um jovem rebelde, que já teve algumas passagens pela polícia, trabalha como servente em uma universidade de Boston e revela-se um gênio em matemática, quando o professor Lambeau desafia os alunos a resolverem um teorema. Por determinação legal, ele precisa fazer terapia e ter aulas de matemática com Lambeau, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até que se identifica com um deles, Sean.

1996 ATOS DE AMOR (Carried Away) Professor de interior, sentindo-se velho e ultrapassado, tem problemas no emprego e mantém antiga relação com a namorada de infância, que tem uma mãe doente

1996 A EDUCAÇÃO DE UMA PEQUENA ARVORE (– The education of a little tree). Uma reflexão sobre educação escolar institucional e educação indígena; abre o debate sobre preconceito entre grupos sociais, e a pseudo-superioridade dos que se dizem civilizados; na cena do castigo é possível observar que são as crianças que brincam que são castigadas na educação formal, sendo que é brincando que se constroem mais facilmente os conceitos e aprendizados. E um filme importante para todos que se envolvem com a educação hoje, principalmente nas escolas públicas onde recebemos tantas culturas diferentes e onde deve ser um lugar de convivência e não de repressão, e muitas vezes a repressão se torna presente disfarçada de bons costumes.

1996 O NOME DA ROSA (Der name Rose) Resumo: Adaptação do livro de Umberto Eco. Sean Connery faz o Sherlock Holmes dos monges, tentando solucionar uma série de assassinatos ocorridos num mosteiro do século XIV.

1996 NOSSO PROFESSOR É UM HERÓI (Beau Métier Du Monde). Na linha de Ao Mestre com Carinho. Lecionar numa escola barra-pesada, e ter filhos, e ex-esposa. Com Gérard Depardieu


Clique para assistir a cena
1996 O ESPELHO TEM DUAS FACES (The Mirror Has Two Faces). Ótimo para ver o sistema acadêmico em funcionamento. Interessante ver a ética de trabalho de uma professora de universidade que parece saber dar uma aula frente a um professor de matemática. Ela o aconselha a usar narrativas. Mas ela, em sua certeza de ser uma boa professora, não concede tempo para um aluno que vem pedir tempo extra devido a um falecimento na família.


1996 O SUBSTITUTO (The Substitute) - After he did some jobs for CIA, ex-marine John Shale is visiting his high school love Jane. She's now a teacher in Columbus High School in Miami. Soon after his arriving Jane has her knee cap broken while jogging. After that, John decides to go undercover as her substitute in high school. Gangs, drugs

1996 MEU VIZINHO SUSPEITO (Geting away with murder). Um professor de ética de um College se descobre vivendo ao lado de um acusado de guerra alemão.

 
CLIQUE para assistir
 1995 ADORÁVEL PROFESSOR (Mr. Holland Opus) . Década de 60, professor estimula alunos a se interessarem por música, mas deixa de lado seu sonho de se tornar um grande compositor.  CLIQUE para assistir filme completo


1995 ESCOLA DA VIDA (School of Life) Há um novo professor na cidade, e ele está promovendo um verdadeiro pandemônio na Fallbrook Middle School. Ele é atraente, simpático e informal. Os alunos amam o sr. D. Os professores também o admiram... com exceção de Matt Warner, o ansioso professor de biologia, que sonha em ganhar o prêmio de Professor do Ano.







1995 O BALÃO BRANCO (Badkonake Sefid, Irã) Durante as festividades do ano novo persa, uma garotinha insiste que sua mãe compre um peixe dourado bonito e gordo, ao invés dos magros que tem na fonte na casa da família, mas eles estão quase sem dinheiro. Após muito insistir, o irmão da garota acaba conseguindo o dinheiro, mas no caminho à loja, ela perde dinheiro diversas vezes, e os adultos ao seu redor estão muito ocupados dar atenção aos seus problemas.


 
Clique para ver o filme
em inglês
1995-The Lotus Eaters. Na década de 60, filha de diretor da escola canadense não quer ser como ele. Desafios pessoais são intensificados pela sua profissão.
1995-MENTES PERIGOSAS (Dangerous Minds) Uma professor ex-oficial da marinha tenta conectar-se com os alunos de uma cidade do interior. An ex-marine teacher struggles to connect with her students in an inner city schools.(*) (label: inspirational movie)


Clique para ver cena
1995 LET IT BE ME (VEM DANÇAR COMIGO 2) Na escola de Dança Vem Dançar Comigo em Nova York os professores Bud e Corinneensinam uma Diferente dança de Salão, ensinam a arte e o amor a dança. Gabriel é um jovem psiquiatra que deseja aprender a dançar para surpreender a noiva, Emily no dia do casamento. Ele matricula-se para obter aulas de Dança até que ele convida sua noiva para participar das aulas descobrindo que o professor Bud era o ex-namorado dela e seu antigo parceiro de dança, com a crise de relacionamento que Bad e Corine, esta também passa a sentir-se "atraída por Gabriel, que sempre conversava com ela. Em um dos momentos, ela declara que "ninguém conversa comigo; eles só querem dançar" onde Gabriel também reclama" Você é a única que dança comigo; as outras só querem conversar." Tudo isso devido ao fato de Gabriel ser um psicólogo. Corine professora de dança. Seria até mesmo estranho se não acontecesse dessa forma. Ao descobrirem que Bud (Goodwin)e Emily (Jennifer)tiveram um caso amoroso e e que além do caso eram parceiros de dança no passado, surgem então as dúvidas e a tentativa de concluírem uma história mal acabada. Inicia assim um quarteto amoroso. John, é um velho dançarino em crise que ali conhece uma viúva, Marguerite, em busca de companhia. Um filme com muitas cenas de Dança de Salão e inúmeras dicas de postura, estrutura, sintonia entre casal... realmente inspirador e maravilhoso para quem admira esse estilo de dança. vale a pena conferir

Assista a música I Will Follow Him
com legenda. Se não aparecer, clique
sobre cc (close caption) em baixo,
direita do vídeo para ver a legenda
 1992 MUDANÇA DE HÁBITO (Sister Act) Adoro esta comédia com Whoopi Goldberg ensinando noviças de um convento a cantar canções populares para trazer mais jovens para a igreja. 

1992 O JARRO








1992 – PERFUME DE MULHER (Remake Scente of a Woman) Para ler diálogos do filme, visite o site do imdb, clicando aqui.  Frank Slade é um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.

1992 OLEO DE LOURENZO (Lorenzo's Oil) Pais e menino com doença são os professores nesta busca por cura.

http://www.youtube.com/watch?v=o-FE_JfBSTs
Clique para ver
 O Lorenzo da vida real conseguiu sobreviver até 2008, época desta foto na água.







1992 VEM DANÇAR COMIGO (This is not strictly ballroom) Scott Hastings é um ótimo dançarino e também um campeão da dança de salão. Porém, para total desagrado da comunidade da dança de salão na Austrália, que é controlada por Barry Fife , o presidente da federação. Scott decidiu sair do convencional e criar seus próprios passos, ao invés de dançar uma coreografia que foi criada por outra pessoa. Fran é uma dançarina iniciante, que tem a audácia de pedir para ser a parceira de Scott, pois ele perdeu sua parceira, Liz Holt, que ficou irritada com ele quando Scott, no meio de um concurso, executou passos considerados "espalhafatosos". No início ele reluta, mas acaba aceitando Fran como sua parceira para disputar o Pan Pacific, o mais importante torneio de dança de salão. Ambos sabem que provavelmente não irão vencer, mas o mais importante é eles criarem novos passos

1990 TERRA DE ÁGUA (Waterland) Um professor de história guarda segrede, escândalo, loucura e assassinato. Ele narra o seu passado para abrir portas para o future. Tom Crick, a high school history teacher, is having trouble connecting with his class, with his wife. He ventures into telling his class stories about his young adulthood in the Fens district in England. The emotional wounds from his younger life wash over him in present day, affecting his work and his relationships with his students and his wife
 
Clique para assistir
 1990 O AMOR DE UM PAI. Freshman – Uma criança inocente, um gangster. O início de uma amizade. An innocent kid. An experienced mobster. This could be the start of a beautiful friendship.

1990 A GUERRA DOS DONOS DO AMANHÃ (Class of 1999) Professores robos controlam adolescents rebeldes. Robot teachers have been secretly placed in the schools where the students have run riot.









CLIQUE AQUI PARA IR AO INICIO DO BLOG
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 2010 a 2019
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 2000 a 2009
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1990 A 1999
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1980 a 1989
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1970 a 1979
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1960 a 1969
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1950 a 1959
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1949 a 1949
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1930 a 1939

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, agradeço sua sugestão e comentário. Respondo emails.