domingo, 23 de fevereiro de 2014

Filmes sobre professores - Bem Vindos!

CLIQUE AQUI PARA IR AO INICIO DO BLOG
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 2010 a 2019
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 2000 a 2009
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1990 A 1999
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1980 a 1989
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1970 a 1979
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1960 a 1969
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1950 a 1959
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1949 a 1949
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1930 a 1939
Queridos professores,


http://www.youtube.com/watch?v=grncgzSrl5I
CLIQUE para
assistir IL
SUPPLENTE)
Listei os filmes por ano de lançamento, possibilitando uma visão geral do tema. Um dos primeiros filmes feitos no mundo era sala de aula! No IMDB estão listados mais de 6000 títulos com esse tema. Procurei disponibilizar os links dos filmes que achei inspiradores ou me entreteram, tentei encontrar filmes completos e gratuitos, só inclui alguns trailers. Escrevi narrações e extrai diálogos que traduzi para os filmes que encontrei apenas em língua estrangeira, com legenda em inglês. O curta IL Supplente, mesmo em italiano, podemos notar o comprometimento do professor substituto com seus alunos. Peço que se encontrarem versão traduzida ou o script, me encaminhem! 

Este blog foi feito em homenagem a vocês, em especial ao meu pai, professor de matemática e contador de estória, a minha mãe, professora de francês e de linguística, a Valderez Fraga, professora de fenomenologia e compreensão de culturas e Eiji Yajima, professor de artes visuais, grande desenhista, que me instiga, me mostra portas abertas das artes através de suas aulas, seus amigos e seus alunos. Devido ao trabalho, meu pai nos fez viajar por todo o Brasil e minha mãe soube aproveitar esse desafio, nos colocando em contato com as festas e as crendices brasileiras. Isso, na década de 70 e 80. Fui aluna de professores de Norte a Sul, no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Existem aqueles professores especiais que nos colocam em movimento, não por ameaças e nem por recompensas em notas escolares, mas nos fazendo curiosos e vivazes, tomando cuidado, mas nem sempre tendo total sucesso, com aspectos de poder, opressão e manipulação. Como Paulo Freire ensina, é na prática que a capacidade de solidariedade do professor com a situação do aluno se mostra. 

Meus pais sonharam  que me fariam uma pianista, participei de concursos de piano no Nordeste e minha coordenação motora era seriamente treinada com brincadeiras de mãos. Foram com essas brincadeiras que criei o livro A Esperta Mão Aberta, que é tão querido em tantas escolas brasileiras, ganhador do prêmio Paixão de Ler e por isso hoje, esse livro está em todas as bibliotecas públicas do Rio de Janeiro. Meu pai, como professor de matemática do rígido Colégio Militar, promovia a participação dos alunos nas Olimpíadas de Matemática e divertia seus alunos, criando estórias com problemas matemáticos, ilustrando apostilas e testes com os personagens da turma da Mônica de Maurício de Souza. Quanto a direitos autorais, ele categoricamente dizia "é coisa resolvida entre eu e o Maurício" (é que o Mauricio de Souza havia frequentado a casa de meu avô, amigo de infância da irmã de minha mãe em Mogi das Cruzes, só anos após ter se aposentado, meu pai confessou que era risco que ele assumia pois os alunos não aprendiam, senão assim) e foram inúmeras as homenagens que ele recebeu dos alunos, como melhor professor de vários anos e depois quando os alunos adultos se reuniam e o homenageavam. 


A minha mãe não fica para trás, um exemplo foi a viagem que ela organizou, onde seus alunos adultos particulares ajudavam no financiamento dos alunos da escola pública onde ela lecionava, eles foram de ônibus de Brasilia a São Paulo. Lá, foram recebidos por um funcionário da secretaria de cultura de Marilena Chauí que mostrou a cidade em língua francesa. Foram meses preparação para aprenderem o vocabulário que seria usado, um esforço possibilitado por uma professora que amava Paulo Freire, numa época onde ele era secretário de educação, na prefeitura de Erundina. 



Obrigada, Professora!

A Professora Valderez conheci na vida profissional e me agarrei a ela na esperança de aprender um pouco de seu modo de fala, ela extraia sabedoria de qualquer fala, era muito prazeroso estar num ambiente onde a democracia se fazia presente, em qualquer assunto, a gente ficava curioso em relação ao que leva o outro a pensar daquele jeito. Seria falta de estudo ou experiência de vida diferente da nossa? A fala dela nos mostrava a beleza e a dor de ser de direita ou de esquerda ou neutro, criava um ambiente de respeito mútuo e de auto-aprendizagem porque a gente acabava descobrindo que tudo é interpretação.

O professor Eiji Yajima é um tio que reencontrei quando tive cancer e fui ser tratada na cidade onde ele mora, na minha fragilidade ele me abriu as portas para o mundo das artes. Professor acadêmico, jurado de concurso de artes visuais, reconhecido, são dez anos que ele vem encontrando jeitos, através de seus amigos e seus alunos, de me incluir num mundo maravilhoso das Belas Artes, que a vida prática me excluiu mas que persegui durante a vida toda pela bordas, em leituras, compra de quadros e móveis, em visita a museus e cemitérios como fã, em amigos queridos que vendo meu amor pelas artes me incluíram em seus quadros como o pintor modernista Jose Cláudio da Silva em "Ines Habara no Frevo" e "Ela e a Praia" de Flavio Amaral do Recife.

Em 2006, em minha experiência em participar da educação de jovens que se haviam atrasado na preparação deles para a vida profissional (entrar para o College no Canadá) fui testemunha do grante atraso que também ocorre em sociendades consideradas avançadas, é desafiador para o sistema educacional de qualquer parte do mundo conseguir tempo para as lidar com as singularidades de cada aluno, de cada professor, no seu momento de vida e na relação inusitada que surge do contato deles.

CLIQUE para assistir o inicio do filme.
Assim, escolhi quatro filmes e um vídeo para esta página de abertura. Sobre a colaboração mútua, coloco um link para que você curta o filme brasileiro O CONTADOR DE ESTÓRIAS (2009, clique para parte 2, parte 3, parte 4, parte 5, parte 6, parte 7, parte 8). Sobre as questões de poder, opressão, manipulação, negociação, o IL SUPPLENTE (2006), um curta italiano, é brilhante. Leia o resumo do curta está na seção de 2000 a 2009, se voce se interessar.

http://www.youtube.com/watch?v=FKr4g9PDBm0

NUNCA DESISTA (2013-Won't back down) é sobre uma mãe e uma professora que mudam o sistema, ajudando a menina com dislexia e todas as outras crianças. Outro filme lindo é UMA LIÇÃO DE VIDA (2010) sobre o desafio de aprender a ler aos 84 anos, numa escola primária regular. CLique aqui para assistir o trailer em ingles



http://www.youtube.com/watch?v=CID9FmZds0Q
CLIQUE para
assisitr o filme
Para mim,  o documentário CATFISH (2011) mostra a complexidade da profissão PROFESSOR, principalmente no mundo virtual de hoje. Fala sobre um encontro via facebook e tem impresso um novo significado ao nome desse peixe. O catfish (bagre), segundo a estória contada pelo marido (ponto 1:21:56 a 1:23:16) da "sereia do facebook", é peixe colocado junto com o bacalhau no transporte para grande distâncias. O catfish estimula o bacalhau, fazendo-o movimentar, evitando que ele chegue ao seu destino com a carne murcha pela falta de movimento. O termo Catfish hoje na internet é alguém que se passa por quem não é num relacionamento virtual. No filme, Catfish mostra-se como alguem que estimula, criando um movimento voluntário de descoberta de nós mesmos. No filme, mesmo morando numa cidade grande, cheia de estímulos, o fotógrafo escolhe seguir o canto da "sereia do facebook", mas na aproximação com ela, ele sente a imperfeição. Decepcionado, ele tenta desistir do movimento, mas o seu grupo social já tem um propósito: produzir um documentário. O filme mostra que a mulher interiorana do facebook tem um desafio familiar enorme mas na internet ela convence, faz sonhar, estimula o movimento de busca. E como diz o ditado, a beleza do encontro está nos olhos de quem vê. Para alguns, catfish é apenas alguém que tenta passar por aquilo que não é. Ninguém sabe nada, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo, como diria Paulo Freire. Os ideais de Paulo Freire permeiam fortemente as atividades dos OISE Ontario Institute for Studies in Education da University of Toronto e do RDB Rainbow District Board (organizador da forma como a educação é feita nas escolas públicas de Ontario). Fiz curso do RDB sobre aplicação de técnicas teatrais para redução de bullying nas escolas, um professor tímido foi nosso instrutor favorito. Ele conseguia 
dar significado e valorizar as dúvidas de cada um dos participantes, enquadrando a dúvida no contexto da aula, nos fazendo parte essencial da turma pela nossa singularidade, nos fortalecendo para correr o risco da busca. Cabe a nós lembrar que professores são gente como a gente. Nessa linha do uso do teatro na sala de aula, assistam as idéias de Paulo Freire em movimento pelo mundo. CLIQUE PTO

Eu sou matogrossense do sul, de Corumbá e deixo aqui um VIDEO sobre as condições de vida na minha região e em Rondonia, onde os indigenas tem feito filmes na esperança da inclusão e segurança territorial.  Um filme que merece ser abertura deste blog é o filme sobre a professora Amália Gonçalves de Querari , muito dentro do Amazonas, pelo esforço em formar-se como professora indígena pela dedicação a carreira de ser o elo entre mundos, abrindo portas para ambos os lados. CLIQUE para ver o filme no youtube Amália.
Um abraço, Ines B. Yajima Habara
                                     
PS:  Ao Mestre com Carinho é um exemplo de filme que você encontrará aqui! Se você clicar sobre a figura, em vez de clicar sobre a palavra CLIQUE, as vezes, apenas aumenta a figura. Palavra sublinhada é sinal de que há algo mais, basta você clicar sobre a palavra sublinhada para ver. Lembre-se que quando estiver no youtube: a) se você não conseguir ver a legenda, clique sobre cc (lado direito abaixo do vídeo) e o close caption (legenda) aparece, b) você pode pular propaganda ao clicar sobre o x na opção de pular o anúncio. Se a imagem do filme não é perfeita é porque o filme com imagem perfeita foi tirada do ar por direitos autorais.  

http://www.youtube.com/watch?v=qZt8s_P_KxA
CLIQUE para assistir Ao Mestre com Carinho (1967)

Para assistir palestra TED sobre O QUE FAZ UM ÓTIMO PROFESSOR, clique aqui

CLIQUE AQUI PARA IR AO INICIO DO BLOG
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 2010 a 2019
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 2000 a 2009
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1990 A 1999
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1980 a 1989
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1970 a 1979
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1960 a 1969
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1950 a 1959
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1949 a 1949
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE FILMES 1930 a 1939

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, agradeço sua sugestão e comentário. Respondo emails.